Logo tipo da empresa Equitar

A Equitar

Quem Somos

 
A EQUITAR – Centro Brasileiro de Estudos, Desenvolvimento e Pesquisa, desde a sua criação em 1986, é comprometida com a melhoria da qualidade de vida das pessoas portadoras de necessidades especiais e vem realizando um atendimento diferenciado aos portadores de necessidades especiais utilizando, inicialmente, o cavalo como recurso terapêutico e profissionais altamente qualificados, dentro de uma abordagem multi e transdisciplinar nas áreas da saúde, equitação e humanas.

 

A EQUITAR, é um centro pioneiro e uma referencia nacional e internacional. Atuando em clubes no Rio e em Niterói desde 1987, a Equitar consolidou sua atuação participando de vários congressos e cursos como também através de trabalhos publicados no Brasil e no exterior.
A Equitar ministra consultoria para empresas, Universidades e Centros de saúde para implementação da Hipoterapia/Equoterapia.

Desde 1997, o Jockey Club Brasileiro apoia o Projeto EQUITAR, por meio da cessão do espaço e permissão para o funcionamento dessa terapia em suas dependências. A prática da Hipoterapia/Equoterapia atende pacientes, entre crianças, adolescentes e adultos, portadores de deficiência e/ou necessidades especiais. Essa terapia associa a utilização de movimentos repetitivos, vibratórios e tridimensionais dos cavalos com outros estímulos físicos e neurológicos, objetivando a evolução do desenvolvimento motor e sensorial dos pacientes.

 
Visando sempre o melhor para os seus pacientes, a EQUITAR ampliou sua área de atuação atendendo também nos métodos PEDIASUIT, THERASUIT, Integração Sensorial, Therapy Taping, Estimulação Precoce, Bandagem Elástica, Psicomotricidade e Therapy Ball, como também as terapias já tradicionalmente conhecidas tais como: Terapia Ocupacional, Fisioterapia, Fonoaudiologia e Psicologia.

 

A EQUITAR tem como missão estimular a busca da superação de limites, de desigualdades funcionais, emocionais, sociais e laborativas através da melhoria biopsicossocial visando a aquisição, desenvolvimento e/ou resgate das funções do indivíduo, com o envolvimento do diálogo tônico-afetivo. Deste modo, a EQUITAR desempenha de forma eficiente e eficaz o seu papel, em sintonia com o portador de necessidades especiais.

Além de todas as qualidades advindas da movimentação tridimensional do passo do cavalo, é sabido que a terapia de Integração Sensorial com ênfase sobre o animal ajuda a unificar diversos sistemas sensoriais.
Sempre com uma visão inovadora e pioneira, a EQUITAR implementou dois novos recursos ao set terapêutico: “dispositivo suspenso adaptado” (1) e o “Therapy Ball” (2) que oportunizam a estimulação dos receptores vestibulares obtidos pelos movimentos rotacionais, lineares, de aceleração e de desaceleração nestes equipamentos.

(1)

(1)

(2)

(2)
 
A utilização da vestimenta do SUIT THERAPY (PEDIASUIT e do THERASUIT), consiste em chapéu, colete, calção, joelheiras e calçados adaptados interligados por bandas elásticas, cujo objetivo é ampliar as informações sensoriais, recrutar a musculatura de maior qualidade, alinhamento postural entre outros objetivos essenciais para o desenvolvimento humano.
 
 
O objetivo maior é aproveitar a plasticidade cerebral e conseguir enviar de forma repetida e contínua informações corretas ao cérebro, para que esse possa se organizar e enviar respostas de movimentos mais funcionais.

 

Esta “roupa”, tipo órtese dinâmica, foi adaptada da vestimenta original desenvolvida pelo programa espacial da Rússia em 1971, chamada de Penguin Suit, criada para neutralizar os efeitos nocivos da ausência de gravidade sobre o corpo associada à diminuição de movimento dos astronautas. Cientistas perceberam, então, que o corpo de pacientes com disfunções motoras sofrem do mesmo prejuízo, uma vez que não possuem força muscular adequada para vencer as forças da gravidade causando maior enfraquecimento muscular e também ósseo.

 
 
Através destes movimentos, são estimuladas e favorecidas vivencias únicas, de modo a proporcionar resultados extremamente satisfatórios com a utilização dos binômios Cavalo-implemento integrador sensorial, Cavalo-Suit therapy (Pediasuit), Cavalo-Therapy Taping, Cavalo-Psicomotricidade, Cavalo-Integração sensorial promovendo, assim, o planejamento motor, o equilíbrio, o tônus, a estimulação vestibular e sensorial e a estimulação tegumentar.

 

Embora consolidada a eficácia das terapias mencionadas acima, ainda há um grande universo cujos limites são desconhecidos. Soluções criativas e eficientes dependem da integração e interação de profissionais das mais diversas áreas com as diversas áreas de estimulação.

Reconhecimento do sucesso
-Em 1994, a Equitar recebeu da Sociedade das Florestas do Brasil Certificado Brasileiro de Proteção Animal, cuja concessão foi comunicada internacionalmente à Foundation Brigitte Bardot, na Europa, e à WISPA, nos Estados Unidos;

-Em 2002, a empresa TBG – Transportadora Brasileira Gasoduto Bolívia Brasil, possibilitou o acesso à terapia a 240 (duzentos e quarenta) crianças carentes portadoras de necessidades especiais . O sucesso foi enorme que o projeto foi renovado, ofertando o tratamento a mais pessoas;

-Em 2007, a Equitar recebeu, pela Câmara Municipal do Rio de Janeiro, Moção de Louvor, Gratidão e Aplauso pelos relevantes serviços prestados à causa das pessoas com deficiência;

-Em 15 dezembro de 2007, Beatriz Berro Marins recebeu a Comenda de Ordem do Mérito do Empreendedor Oswaldo Cruz (saúde) na Academia Brasileira de Letras através do Instituto Brasileiro de Medicina de Reabilitação, e Academia Nacional de Honrarias e Méritos;

-Em setembro de 2009, a Comenda Cruz do Mérito do Empreendedor Juscelino Kubitschek, foi-lhe concedida pelo CISESP- Centro de Integração Cultural e Empresarial de São Paulo.

- Em 29 de Junho de 2015, Beatriz Berro Marins recebeu Moção de Louvor e Reconhecimento pela Camâra Municipal do Rio de Janeiro, pelo valor que a Equitar agrega à vida da população. 

- Em 29 de Junho de 2015, recebimento da Comenda do Mérito do Empreendedor Juscelino Kubitschek como " Personalidade do Ano".