Logo tipo da empresa Equitar

Serviços

Hipoterapia – Equoterapia

 
É a utilização do cavalo como desencadeador e facilitador do desenvolvimento humano para a realização das atividades lúdico-terapêuticas.

 

Através da sua andadura é realizado um movimento natural e tridimensional que favorece ganhos a quem está sentado sobre ele, recebendo assim, diversos estímulos benéficos que atuam diretamente na adequação tonica, equilíbrio, aquisições biopsicomotoras entre outros benefícios devido a biomecânica animal tornando-o assim, um provedor primário das vivências sensoriais, motoras, perceptivas, cognitivas, afetivas e sociais.

 
 

A Hipoterapia/Equitação terapêutica

Reporta-se desde 460 AC. Disseminou-se pela Europa e nos Estados Unidos. O cavalo é utilizado dentro de uma abordagem multidisciplinar e transdisciplinar nas áreas de saúde, educação e equitação, buscando o desenvolvimento biopsicossocial de pessoas portadoras de deficiência e/ou com necessidades especiais.

Esta terapia proporciona uma rica oportunidade de consciência, conhecimento e valorização corporal como também de suas potencialidades, gerando uma interação e integração entre os aparatos sensório-motores, cognitivos e afetivo-relacionais.

O animal ao passo realiza o movimento tridimensional que se assemelha ao movimento da pelve humana durante a marcha.

 
 
 
Através dos receptores sensoriais, são promovidos ajustes posturais como adequação tônica, equilíbrio e estimulação do desenvolvimento motor os quais visam a qualidade das aquisições Biopsicomotoras.

 

O Trabalho ao ar livre com e sobre o animal, desperta o interesse pelo mundo acalentando um diálogo Tônico-afetivo baseado na percepção e movimento do corpo quente, macio e ondulante do cavalo.

Esta Terapia proporciona uma rica oportunidade de consciência, conhecimento e valorização corporal como também de suas potencialidades, gerando uma interação e integração entre os aparatos sensórios-motores, cognitivos e afetivo-relacionais.

 

NÃO EXISTE HIPOTERAPIA/EQUITAÇÃO TERAPÊUTICA SEM UMA EQUIPE MULTIDISCIPLINAR  E TRANSDISCIPLINAR.