Logo tipo da empresa Equitar

Serviços

Integração Sensorial

 
Algumas crianças apresentam dificuldades na identificação, no processamento e na resposta das sensações e percepções dos estímulos sensoriais que são enviados para o corpo a partir do ambiente onde estamos inseridos. Nem sempre estas dificuldades são identificadas, contudo refletem no desenvolvimento da criança, na sua aprendizagem e sentimentos que tem sobre si, afetando o desempenho nas diversas áreas podendo ocasionar atraso escolar, dificuldade na relação com os outros, dificuldade de atenção e concentração, auto-estima prejudicada, alteração no tônus muscular, dificuldade de equilíbrio e na coordenação motora global e fina.

 

PODEMOS USAR DIVERSOS RECURSOS PARA FAVORECER A ATIVAÇÃO E A ESTIMULAÇÃO SENSÓRIO MOTORA NECESSÁRIOS PARA AQUISIÇÃO DE POSTURAS:JOGOS, ALONGAMENTOS, OBJETOS DIVERSOS QUE VISEM A MOTIVAÇÃO, ELABORAÇÃO E EXECUÇÃO DE ESTRATEGIAS MOTORAS, RACIOCÍNIO LÓGICO E ATENÇÃO.

 
 
 

INTEGRAÇÃO SENSORIAL E PROCESSAMENTO NEURAL

A RIQUEZA DE INFORMAÇÕES PROVINDAS DO SET TERAPÊUTICO CONTRIBUI PARA A ORGANIZAÇÃO E INTEGRAÇÃO DAS INFORMAÇÕES SENSORIAIS PROMOVENDO RESPOSTAS ADAPTATIVAS, MAIS COMPLEXAS, DURANTE A EXECUÇÃO DAS ATIVIDADES ESPECÍFICAS.

DEVE-SE OBSERVAR O FAVORECIMENTO ÀS REAÇÕES ADAPTATIVAS À INFORMAÇÃO DADA.
PORTANTO É NECESSÁRIO TER CUIDADO COM O AMBIENTE TERAPÊUTICO QUANDO HÁ ALTERAÇÃO NO PROCESSAMENTO SENSORIAL.

ATRAVÉS DA REPETIÇÃO, OS SISTEMAS SENSORIAIS DO PACIENTE PODEM SE ADAPTAR (ABORDAGEM NEUROFISIOLÓGICA).