Logo tipo da empresa Equitar

Serviços

Suit Therapie

 
O PediaSuit é um protocolo de tratamento intensivo usado pelos fisioterapeutas e pelos terapeutas ocupacionais que tem como objetivo principal a recuperação cinética funcional em decorrência dos distúrbios que afetam o movimento, a dinâmica circulatória e a integridade músculo-esquelética, principalmente.

 

Utiliza-se uma órtese dinâmica (SUIT), desenvolvida por cientistas do programa espacial Russo. Este protocolo foi criado com o objetivo de neutralizar os efeitos nocivos da ausência de gravidade e hipocinesia sobre o corpo, tais como a perda de densidade óssea, a alteração da integração das respostas sensoriais, a atrofia muscular, a alteração da integração das respostas motoras e as alterações cardiovasculares.

 
                                                                                                                                                                                                    
                  PediaSuit                                                                                     TheraSuit

 

 

Tendo sido usada com sucesso em astronautas os fisioterapeutas e os terapeutas ocupacionais especializados no campo da neurofunção, desenvolveram estudos, e a partir de experimentos vêm usando com excelentes resultados em pacientes portadores de lesões neurológicas e em programas de reabilitação.

 

O Protocolo consiste no uso de uma indumentária (SUIT) apropriada caracterizada como uma órtese dinâmica que é composta por uma touca, colete, short, joelheira, tênis e um sistema de elásticos ajustáveis às necessidades de cada paciente, configurados para facilitar movimentos funcionais e inibir padrões inadequados de movimento.

 
 
 
Esta órtese cumpre a função de um esqueleto externo (exoesqueleto), reproduzindo a ação da musculatura agonista e antagonista, facilitando os vários procedimentos usados pelos profissionais que assistem o paciente.

 

Os procedimentos consistem em um trabalho inicial de aquecimento e alongamento, vestimenta do Pediasuit /Therasuit(SUIT), adaptação ao SPIDER CAGE *(gaiola), onde é feita uma fixação de cordas elásticas em diagonais junto ao paciente e o PULLEY SYSTEM (sistema de roldanas) usado neste composto para garantir a suspensão da região corporal exercitada durante o exercício e relaxamento.

 
 
 
PEDIASUIT/THERASUIT

 

O procedimento é feito de forma intensiva durante o período de 4 semanas/mês, com aproximadamente 3/4 horas diárias, 5 dias na semana, levando-se em consideração as condições individuais de cada paciente.

O tratamento tem indicação para pacientes com atraso no desenvolvimento neuropsicomotor, paralisia cerebral, distúrbios de integração sensorial, autismo, mielomeningocele, síndrome de Down, acidente vascular encefálico, traumatismo crânio encefálico, desordens motoras e demais patologias.

Os benefícios terapêuticos proporcionados são: aumento da densidade mineral óssea, força muscular, propriocepção, equilíbrio, coordenação motora, consciência corporal, modulação de tônus postural anormal, alinhamento corporal e reequilíbrio biomecânico com o intuito de proporcionar melhor qualidade de vida, maior variedade de movimentos seletivos e o desenvolvimento das atividades funcionais.

Há trabalhos de pesquisa do Pediasuit/Therasuit em andamento em Keiser University, Florida – USA e na Universidade de Nairobi-Kenya.

Os membros da ABRADIMENE, detentores da senhoridade científica no campo assistencial da neurofunção vêm desenvolvendo estudos que deverão somar aos existentes, incluindo-se a facilitação da acessibilidade.

*O SPIDER CAGE é usado para treinar o paciente, aumentar a capacidade de isolar os movimentos desejados e fortalecer os grupos musculares responsáveis por esse movimento, além de criar inúmeras possibilidades de exercícios e uso de diversos materiais para o incremento do programa de tratamento.

 
PROTOCOLO PEDIASUIT/THERASUIT ASSOCIADO À HIPOTERAPIA

 

Sendo a precursora na formatação de inserções terapêuticas que podem ser utilizadas com propósitos terapêuticos, a Equitar em 2013, viu a necessidade de associar dois métodos: A HIPOTERAPIA (utiliza o cavalo como recurso terapêutico) e o PEDIASUIT/THERASUIT (órtese de retificação postural).

Essa práxis possibilita grande vivência corporal, aquisições motoras, emocional e social além de permitir, devido a órtese (Pediasuit), maior independência sobre o animal com menos manipulação do terapeuta quando montado.

O uso do PEDIASUIT/THERASUIT sobre o animal, permite que adultos e crianças vivenciem diferentes posturas, co-contrações e transferências de peso, possibilitando através dos movimentos ritmados e sequenciados na HIPOTERAPIA, inúmeros estímulos devido ao grande número de informações sensorial e motora que associados ao uso do PEDIASUIT/THERASUIT reforçam a intensidade desses estímulos, favorecendo a manutenção postural, inibição de padrões motores anormais, estimulando movimentos por acionamento dos elásticos de forma mais simétrica, como também a organização de inputs sensoriais, uma vez que os pacientes experimentam e recebem as informações conseguindo discriminar e dar significado a elas.