Suit Therapy

A técnica do Programa Espacial que veio parar no nosso espaço.
O Pediasuit é um protocolo de tratamento intensivo que tem como objetivo a recuperação de pacientes com distúrbios que afetam o movimento, a dinâmica circulatória e a integridade músculo-esquelética.
Utiliza-se uma órtese dinâmica chamada suit, desenvolvida por cientistas do programa espacial russo para neutralizar os efeitos nocivos da ausência de gravidade e da falta de movimentação, tais como a perda de densidade óssea, a alteração da integração das respostas sensoriais, a atrofia muscular, a alteração da integração das respostas motoras e as alterações cardiovasculares.
O suit reproduz a ação da musculatura, facilitando os vários procedimentos usados pelos profissionais que assistem o paciente.
A adaptação feita por terapeutas ocupacionais e fisioterapeutas trouxe excelentes resultados em pacientes portadores de lesões neurológicas e em programas de reabilitação.
O Protocolo consiste no uso do traje suit, que é composto por uma touca, colete, short, joelheira, tênis e um sistema de elásticos ajustáveis às necessidades de cada paciente, configurados para facilitar movimentos funcionais e inibir padrões inadequados.
Procedimento, Indicações e Benefícios
O procedimento é feito de forma intensiva cerca de 4 semanas/mês, com aproximadamente 3/4 horas diárias, 5 dias na semana, levando-se em consideração as condições individuais de cada paciente.
O tratamento tem indicação para pacientes com atraso no desenvolvimento neuropsicomotor, paralisia cerebral, distúrbios de integração sensorial, autismo, mielomeningocele, síndrome de Down, acidente vascular encefálico, traumatismo crânio encefálico, desordens motoras e demais patologias.
Os benefícios terapêuticos são o aumento da densidade mineral óssea, força muscular, propriocepção, equilíbrio, coordenação motora, consciência corporal, modulação de tônus postural anormal, alinhamento corporal e reequilíbrio biomecânico com o intuito de proporcionar melhor qualidade de vida, maior variedade de movimentos seletivos e o desenvolvimento das atividades funcionais.
O uso da spider cage, também conhecida como gaiola, é usado para treinar o paciente, aumentar a capacidade de isolar certos movimentos desejados e fortalecer os grupos musculares responsáveis por eles, além de criar inúmeras possibilidades de exercícios.
PROTOCOLO PEDIASUIT/THERASUIT ASSOCIADO À HIPOTERAPIA
Sempre inovadora e percursora, a Equipe Equitar viu os benefícios em associar dois métodos: a hipoterapia, que utiliza o cavalo como recurso terapêutico, e o PediaSuit / Therasuit, que utiliza órtese de retificação postural.
Essa prática possibilita uma grande vivência corporal, diferentes posturas, aquisições motoras, emocional e social e uma maior independência sobre o animal, com menor necessidade de manipulação do terapeuta.